Ata Assembleia de Estudantes da EACH 02/06/2014

– 18h30 – Faculdade de Saúde Pública

Em um primeiro momento foi discutido se aconteceria a assembleia mesmo ou se seria uma reunião de comando de greve. Ganhou que ocorreria a assembleia.

-> Teto da assembleia: 21h

*INFORMES

– salete: debate 2 profs da each, salete, Thiago (dce), fabricio (func), chico (adusp)

Bem informativo -> panorama da situação, ocupação, cancelamento dos processos.

Comando de greve da música – apoio à EACH

– beatriz – calendário: quarta-feira nova assembleia dos estudantes

amanha: 10h – debate no prédio da historia geografia

14h – ato na frente da reitoria da unesp

18h – 1º comando de greve dos estudantes da USP

– Hugo letras – panorama do Butantã: mobilização forte entre os trabalhadores; entre os cursos tem variado a mobilização ex: letras tá fraco, música está bastante mobilizado.

– professor Miguel: sexta assembleia dos professores, poucos professores participaram. Decidiram pra não ter greve com o argumento de que já foi uma grande luta conseguir o plano B e não dá pra abrir mão agora. Há receio de parar pelo esforço que foi fazer esse semestre andar, mas em outro ponto não se trata só de parar e sim de fazer o movimento andar como andou no ano passado. Apelo aos estudantes para que tomem atitude de continuar o movimento, se mobilizarem, não irem às aulas. Depende da atitude dos estudantes a continuação da greve e até mesmo uma possível mudança de opinião por parte dos professores.

– Artur Ciências Sociais – questão das bolsas. Coseas está travando bolsas auxilio e DCE está sistematizando os casos pra pressionar o SAS. Passar na página de DCE ou com a Jaque, Thiago ou Tainara.

*FALAS

– Luis GPP – Reportagem da Folha. Ampliação da UNESP sem aumentar o repasse. Discussão sobre mensalidades não é nova, mas tem uma diferença nesse momento em que estamos vivendo, isso está tomando uma dimensão de que a universidade pública tem que ser cobrada pra quem pode pagar. Quem pode alterar o caráter público é a Constituição Federal. Vamos levantar a bandeira da universidade pública, gratuita e de qualidade!

– Vinícius Obs – necessário assumir as tarefas de comunicação, através de uma comissão. E formar também uma comissão de esclarecimento. Comissão de mobilização está sendo convidada pra participar da congregação, então precisamos tirar uns 2 ou 3 nomes para serem responsáveis por comparecer às reuniões da congregação. Precisamos aprofundar os debates, produzir textos etc.

– Aline GPP – as aulas estão ocorrendo normalmente, mesmo nós estando em greve. Iremos continuar desmobilizados? Como aderir à greve como as aulas ocorrendo normalmente e os professores falando que não vão aderir?

– Thiago Pós – quem é a favor da greve deve discutir com seus colegas o assunto. Quem perderia o semestre? Quantas pessoas tiveram que cancelar matricula ou trancar matricula e que nós não sabemos? Apesar de ser uma greve que começou com profs e funcs, não nos falta pautas para organizarmos nossa própria greve. Verba de RP será cortada, bolsas não foram recebidas. Além de apoiar a greve temos que construir nosso discurso.

– Jaqueline GA – existe um estado de greve, mas ela ainda não se efetivou. Temos que definir um projeto. Queremos uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade. A nossa qualidade está muito precarizada, vide EACH. Importante sair daqui com calendário. Atividades e passagens em sala.

– David GER – veio gritar pela EACH. Quer tocar o terror. É uma patifaria e está cansado. Só ele de geronto e ele se orgulha. É um curso de vitória, pois foi de grande luta pra fazer o curso funcionar. Enquanto os pelegos da sala (alguns se salvam) estão confortáveis no sofá de casa, ele está aqui lutando. Vai continuar lutando pela não privatização.

– Beatriz Geologia – feliz com falas de pessoas que não participavam antes. Necessário construir a nossa greve. Pauta que unifica as três categorias: universidade pública, gratuita e de qualidade. Corte orçamentário é uma estratégia pra garantir a entrada de financiamento privado. Semestre será reposto, como acontece em todas as greves. A each corre o risco de nem abrir matricula no prox semestre

– Ilane GA – necessário não esquecer dos pontos de greve cotas e permanência estudantil. Não esquecer também os estudantes processados. Greve por cotas e permanência e pelo fim dos processos.

– Wilbert GPP- greve pode ser um instrumento bom quando se tem um movimento construído. Essa primeira semana não aconteceu nada e é um retrato de um momento em que não se deve entrar em greve. Calendário de greve minimamente consistente. Se somos ou não a favor do TAC. Problema prático: se vai ter gente da each interessado em lutar pelos pontos da each. Medo das reivindicações da EACH serem suprimidas.

– Reginaldo GPP – se o propósito da greve é justo não tem porque da gente não aderir à greve. Professor coloca seus mecanismos institucionalizados de pressão (lista, trabalhos em casa) e nós não estamos conseguindo nos proteger.

– Augusto GA – movimento está crescendo. Necessário debater com as pessoas que querem aula. Passar em sala de manhã, de tarde e de noite. Greve tem que acontecer a partir de agora!

– Ítalo – decretar greve e não ter força não é culpa dos estudantes. Precisamos preparar o nosso calendário e fazer o movimento acontecer. Passar em sala, perguntar na cara dos professores se eles são contra os pontos de greve, se são contra as bolsas dos estudantes.

– Heloísa GPP – cansada do semestre e da situação. Estamos nos acomodando com a situação da EACH. Não vale a pena. Cadê as pessoas que são contra a greve aqui na assembleia?? Que venham colocar seus pontos

– Vinicius GPP – opinião sobre a greve. Professor José Renato conversou na aula dele. Na última mobilização da each conseguimos vitorias porque havia união entre os 3 setores. Agora os professores não estão na luta. Não é contra a mobilização, acha de deviam parar uma via pública.

  • Novo teto: 21h30

*CALENDARIO

– 3ª feira (3/6) – 8h30: passagem em sala UNICID (Responsáveis: Ítalo, Thiago, Nalim, Milena, Lucas, Taís, Lívia)

14h: Ato na Reitoria da UNESP

18h: Comando de Greve Geral dos Estudantes da USP – Vão da História

18h: concentração para passagem em sala no Butantã – no Vão da Historia (Responsáveis: Nalim, Jaqueline, Artur, Ilane)

18h30: concentração pra passagem em sala na FSP – encontro nesse prédio (Responsáveis: Joyce, Tainara, Rogerio, Heloísa)

– 4ª feira (4/6) – 9h30 – 10h15: Oficina de materiais na UNICID (Responsáveis: taís, Leonardo, vinicius, lucas)

12h- 14h: Oficina de materiais na UNICID (responsáveis: Thiago, Tainara, Arthur)

14h: Passagem em sala na UNICID (Responsaveis: Arthur, lucas, livia, tais, Thiago)

18h: Assembleia Geral dos Estudantes da USP – no vão da História/Geografia

– 6ª feira (6/6) – 18h: Reunião Comissão de Mobilização dos Estudantes da EACH na FSP (Responsáveis: Tainara, Wilbert)

– 2ª feira (9/6) – 10h: Assembleia dos estudantes da EACH na UNICID

18h30: Assembleia dos estudantes da EACH na FSP

(Votação se serão duas assembleias ou só uma. Ganhou que serão duas assembleias)

– 3ª feira (10/6) – indicativo de Assembleia dos 3 setores da EACH

-> novo teto: 22h

*ENCAMINHAMENTOS

– constituição de 2 comissões:

1. comissão de esclarecimentos – pessoas que vão passar em sala

2. comissão de comunicação – Thiago, Lucas, Jaqueline

– Escolha de representantes na comissão de mobilização da EACH para participar da Congregação – temos direito a 5 representantes: Vinicius, Kazu, Naby, Lucas, Salete

– Decidir delegadxs pro comando de greve geral da USP (1 delegada pra cada 20 pessoas na assembleia) – temos direito a 3 delegadas (Leonardo, Rogério, Vinicius, Lucas e Reginaldo)

– sugerir a todos os professores que não coloquem as notas dos alunos no júpiter

– caminhadas com aulas públicas – locais: Radial, Paulista ou Dr. Arnaldo – encaminhar para o comando de mobilização – proposta de data: semana do dia 15

– seguir o governador – incomodá-lo publicamente – encaminhar para o comando de mobilização

– Exigir transparência e acompanhamento constante da descontaminação da EACH

– Rotacionar o local das assembleias

*Bandeiras:

– Contra a cobrança de mensalidades.