Breve relatoria da Congregação Aberta (11/09/2013)

  • discussão sobre se a congregação seria ou não deliberativa – decidiu-se que seria deliberativa.

    – cada ponto a ser votado teria um voto de cada categoria (funcionárixs, estudantes e professorxs)

    – membros da congregação se comprometeram a validar o que for deliberado na próxima reunião

  • Boueri (ficou 30 minutos falando): – colocação das placas aconteceram sem aviso; SEF tinha combinado que tudo o que fosse feito seria antes avisado à congregação; Cetesb declarou na televisão que não havia pedido para colocar a placa; foi a SEF que colocou e estava retirando no dia 11.

    – 2011: reitoria entrou com sindicância para investigar a questão da terra contaminada e o resultado saiu em 2012, concluindo que havia: compostos orgânicos em algumas áreas com alta concentração e em outras com baixa concentração; contaminação com tintas e/ou solventes; amostra com presença de combustíveis.

    Boueri começou a colocar em pauta questões da carta de exigências dxs alunxs, de maneira que nada ficasse decidido e ele ganhasse tempo falando na congregação. Foi interrompido por um_ alunx, que disse que o diretor costuma enrolar dessa forma para a reunião acabar sem deliberar nada. A partir daí o tempo das falas começou a ser contado. As falas seriam de 5 minutos.

  • Professor_ 1: necessidade das exigências levantadas pela Cetesb serem cumpridas, incluindo a retirada da terra contaminada; transparência por parte da direção e órgãos responsáveis; responsabilidades sejam apuradas sobre a questão do depósito de terra ter ocorrido sem licitação, sobre a placa, sobre a procedência da terra.

  • Funcionárix 1: falou que xs funcionárixs iam se reunir após a congregação e que havia um grande número de funcionárixs presentes.

  • Alunx 1: levantou o ponto de que o governo do estado também é responsável por tudo o que está acontecendo na EACH

  • Professor_ 2: direção é corresponsável pelo depósito de terra no campus.

  • Alunx 2: levantou a problemática das sindicâncias na EACH

  • Professor_ 3: alegou que o diretor e o vice cometeram práticas antidemocráticas com sindicâncias contra alunxs, professorxs e funcionárixs e a congregação referenda as atitudes tomadas pelos dois.

  • Alunx pós graduação 1: EACH chama atenção pelo número de sindicâncias abertas.

  • Funcionárix 2: alegou que xs funcionárixs são intimidadxs pelas sindicâncias

  • Professor_ 4: necessidade da paralisação já que o Boueri se exime da responsabilidade pela deposição da terra contaminada. É preciso saber de fato quem colocou a terra, quanto custou, quanto vai custar pra retirar.

  • Alunx 3: é preciso haver a punição dos responsáveis pelo crime ambiental. Proposta de declarar o diretor persona non grata na EACH.

  • Professor_ 5: atenção para que não se esqueça a pauta ambiental. Proposta de votar comissão tripartite para averiguar a questão das sindicâncias.

  • Professor_ 6: escancarou os problemas enfrentados pelxs professorxs relacionados à direção autoritária.

  • Professor_ 7: encaminhamento: devemos exigir da EACH e órgãos responsáveis que tenhamos acesso às informações oficiais (laudos, documentos etc.) no site da EACH também. Pergunta-se a que tipo de poluição estamos expostxs.

  • Professor_ 8: se declarou contra a monção de repúdio à direção.

    Começou uma discussão sobre a necessidade de afastamento da direção, já que foram escancarados os atos autoritários por parte dela. A congregação, entretanto, não pode afastar a direção, mas pode demitir docentes. No fim aconteceu uma votação para exigir que o diretor Jorge Boueri e seu vice Edson Leite se afastassem de seus cargos e as três categorias mostraram-se a favor dessa proposta. Foi feita então uma carta assinada por alguns membros da congregação exigindo o afastamento da direção.

Passada a votação, o (ex) diretor Boueri e o vice Leite se retiraram da reunião sob protesto dxs alunxs, funcionarixs e professorxs presentes.

Assumiu temporariamente o professor Menna, por ser o professor titular mais antigo da unidade.

obs: quem tiver mais informações para adicionar aqui ou outra versão da relatoria da reunião, favor mandar para eachcontaminada@gmail.com